Publicação de “Gestão Financeira e “Accountability” na Escola Pública”, um livro da Prof.ª Cármen Sílvia Morais Cardoso

Cármen Morais Cardoso, licenciada em Auditoria Financeira e em Gestão, Contabilidade e Secretariado e mestre em Contabilidade, é professora do ensino secundário desde 1976 e acaba de publicar em livro o estudo que presidiu ao seu doutoramento em Educação, que intitulou “Gestão Financeira e “Accountability” na Escola Pública”.

Trata-se de uma obra de especial acuidade e oportuna atualidade, quer pela metodologia científica usada, quer por já se aplicar à mais recente reestruturação da escola pública, a criação dos agrupamentos de escolas, particularmente numa altura em que esta temática tanta polémica pública e debate político tem gerado e na qual conclui que “… o agrupamento de escolas desenvolve, de forma eficiente, a sua atividade de educação pública e devolve à sociedade os benefícios pela sua ação, a um custo menor que o preço do mercado”.

Clique na imagem para ver ou adquirir o livro e conhecer a autora

9789898714800

Sinopse

Realizou-se este trabalho de investigação sobre a mais recente reestruturação da escola pública que foi a criação dos agrupamentos de escolas.

Vislumbrou-se o novo modelo de gestão bem como o «modus operandi» da governança/ administração/finanças escolares, tendo por base a relatividade da sua autonomia, assim como das constantes reformulações a que o conceito tem sido submetido. Aplicou-se à Escola Pública o modelo financeiro proposto por Slomski (1996). Utilizou-se, como metodologia, um estudo de caso instrumental único, alicerçado numa estratégia multimétodo que conjugou dados qualitativos e quantitativos, através da observação participante, registo, análise documental, questionário e entrevistas a informantes-chave. Focalizou-se o olhar na opinião dos professores, e intentou-se compreender como observam o modelo de autonomia e de gestão/administrativa desta nova(mega) unidade orgânica. Em paralelo, pode-se constatar que o agrupamento de escolas apresentou, em 2012, um Resultado Económico positivo de 756 940,37 €, o que equivale a uma média de 330,57 € por aluno.

Concluiu-se que o agrupamento de escolas desenvolve, de forma eficiente, a sua atividade de educação pública e devolve à sociedade os benefícios pela sua ação, a um custo menor que o preço do mercado. Reconheceu-se um “agrupamento de valor” e, por isso, a caminho da “excelência”.

Anúncios

2 Responses to “Publicação de “Gestão Financeira e “Accountability” na Escola Pública”, um livro da Prof.ª Cármen Sílvia Morais Cardoso”


  1. 1 Maria Clara Magalhães 05/03/2017 às 20:27

    Boa tarde, tenho um estudo relacionado a Accountability e Gestão Financeira Escolar, em Camaçari – Bahia – Brasil, existe e a disponibilidade de versão online desse livro da professora Carmen Silvia?

    Gostar


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Insira aqui o seu endereço de email para seguir o Blogue e receber notificações dos novos artigos por email.

O SitiodoLivro.pt

Seja nosso fã no

Quer publicar um livro? Saiba como aqui

Conheça todas as novidades editoriais na nossa livraria

Os nossos e-books

Procura um livro que não encontra? Peça-nos

Encomende os livros escolares connosco

Esclareça-se aqui como comprar-nos livros

Para qualquer questão, contacte-nos desde já

Conheça as modalidades de pagamento que aceitamos

Categorias

Siga-nos no twitter


%d bloggers like this: