“A arte não é feita com ideias, é feita com inteligência. Ideias toda a gente tem, mas reflectir nem todos conseguem.”
Ficcionista, ensaísta, crítico de arte e professor Catedrático Jubilado da Universidade Nova de Lisboa. É ainda diplomado pela École d’Hautes Études de Paris e doutorado pela Sorbonne. É membro honorário do Comité International d’Histoire de l’Art e antigo membro do Comité du Patrimoine Mondial (UNESCO).
Pertenceu ao Grupo Surrealista de Lisboa, de que fizeram parte, entre outros, Mário Cesariny de Vasconcelos e Alexandre O’Neill. Foi director da Revista Colóquio da Fundação Gulbenkian desde 1970.
Tem participado activamente em numerosos encontros e congressos, bem como organizado e apresentado exposições individuais e colectivas em Portugal e no estrangeiro. Publicou numerosas obras sobre história da cultura e da arte.
Considera-se um ”um sentimental como todos os portugueses” e festeja hoje o seu 89.º aniversário. Parabéns a José-Augusto França.
estimado José Augusto, primeiro quero dar-lhe os parabens pelos seus 90 anos!
e depois perguntar-lhe se por acaso se lembra de mim? fui la esposa de Miguel Salas Anzures e alem do mais ainda tenho conservado as palavras que escreveu sobre mim faz muitos anos atras! na revista Architecture Aujour’hui!
um grande abraço,
myra
GostarGostar