Foi um poeta, romancista, jornalista e crítico de arte e literatura cubano, criador do termo neobarroco. É considerado um dos escritores mais importantes do panorama hispano-americano contemporâneo e um dos mais brilhantes e arrojados escritores do século XX.
Após a revolução castrista, veio estudar para a Europa, fixando-se em Paris (de 1960 a 1993, ano da sua morte) onde integrou a equipa de colaboradores da revista “Tel Quel” e estabeleceu relações de amizade com Roland Barthes e Phillipe Sollers.
Publicou em Paris o seu primeiro livro “Gestos” (1962). Foi-lhe atribuído o Prémio Medicis para a melhor novela estrangeira com “Cobra” (1972). A sua última novela, “Pájaros de la Playa” é publicada meses após a sua morte. Quando passam dezoito anos da sua morte, relembramos Severo Sarduy.
0 Respostas to “Severo Sarduy”