Quinta-feira, 5 de dezembro de 2019, às 18:30, na Ordem dos Médicos (Av. Almirante Gago Coutinho, 151, 1749–084 Lisboa)
A apresentar pela Dr.ª Isabel Ribeiro (coordenadora), pelo Dr. Alexandre Valentim Lourenço (presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos) e pelo Prof. Manuel Abecasis (prefaciador).
Anteveja o livro e conheça os seus autores clicando na imagem
O Serviço Nacional de Saúde é, sem dúvida, uma das mais importantes conquistas da revolução do 25 de Abril. Mas, o que em grande medida contribuiu para a sua implementação foi o Serviço Médico à Periferia (SMP), criado em 1975 e terminado em 1982.
Esta medida, obrigatória para todos os médicos que, concluído o seu internato geral, pretendessem obter uma especialização, levou-os a sair dos centros urbanos e, durante cerca de um ano, trabalhar num hospital concelhio, na “Periferia”.
E foi assim que a saúde, até então quase inacessível a grande parte da população, se tornou próxima e gratuita para todos. Deu-se pois uma verdadeira Revolução.
Este livro não é um estudo sociológico sobre o SMP, mas sim uma coletânea de memórias daqueles que, em 1978, partiram de Lisboa para diversos locais do continente e ilhas e que aqui recordam, para memória futura, as aventuras e desventuras desse tempo que a todos marcaram e deixaram saudades.
Nas linhas e entrelinhas destas histórias, umas mais divertidas, outras mais trágicas, desenha-se o país real que encontraram nessa época e retrata-se as dificuldades, o convívio e a amizade que os aproximaram e os ligaram às pessoas que tão calorosamente os acolheram.
0 Respostas to “Apresentação do livro “Histórias da “Periferia”, Na origem do Serviço Nacional de Saúde””