«O escritor brasileiro Dalton Trevisan foi distinguido com o Prémio Camões, o maior prémio literário de língua portuguesa. O prémio foi entregue esta segunda-feira em Lisboa pelo secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas.»
“Dalton Trevisan significa uma opção radical pela literatura enquanto arte da palavra. Tanto nas suas incessantes experimentações com a língua portuguesa, muitas vezes em oposição a ela mesma, quanto na sua dedicação ao fazer literário sem concessões às distrações da vida pessoal e social”. Com estas palavras, o Júri do Prémio Camões fundamentou a sua escolha unânime deste autor, um dos mais importantes e premiados escritores brasileiros, na edição de 2012 do maior galardão literário da Língua Portuguesa.
“O autor de “O Vampiro de Curitiba” (que passou a ser a sua alcunha) é “um dos maiores escritores brasileiros da actualidade”, considerado “o maior contista moderno do Brasil” distingue-se pela originalidade das histórias que escreve e pelo mistério que criou à volta da sua vida pessoal. Não gosta de dar entrevistas nem de ser fotografado e não é visto nas ruas. Por isso o júri do prémio não conseguiu ainda contactar o autor, está a tentar fazê-lo. […]”
Ler notícia completa no Público
Deixamos aqui uma seleção das obras de Dalton Trevisan que podem ver e adquirir na nossa livraria online:
0 Respostas to “Dalton Trevisan distinguido com o Prémio Camões 2012”