Don DeLillo

«Os romances serão gerados pelo leitor. Uma pessoa não só carregará num botão que lhe dará um romance adequado aos seus gostos, necessidades e estados de espírito particulares, como também poderá projectar o seu próprio romance, muito possivelmente tendo-se a si mesma como personagem principal. O mundo está a ficar cada vez mais personalizado, modificado segundo as especificações individuais. Este contexto redutor mudará necessariamente a linguagem que as pessoas falam, escrevem e lêem.»

(DeLillo, a propósito do efeito da Tecnologia na Literatura)

Don DeLillo

Don DeLillo

Filho de uma família de imigrantes católicos italianos, nasceu no bairro nova-iorquino do Bronx e na sua casa coabitavam onze pessoas, pelo que, como conta, passava todo o tempo na rua e sempre sonhava ser um locutor de basebol. Começou a interessar-se pela escrita enquanto desempenhava um trabalho de vigilante de um parque de estacionamento e, depois de estudar Artes de Comunicação, na Universidade de Fordham, daquele mesmo bairro, trabalhou como publicitário, porque não conseguiu emprego na edição.

Foi o romance “White Noise” (“Ruído Branco”), publicado em 1985, que lhe trouxe o reconhecimento público e o que é considerado o seu melhor livro, “Underworld” (“Submundo”), foi finalista dos prémios Pulitzer e do National Book Award e, em 2006, considerado um dos três melhores romances dos últimos vinte e cinco anos pela New York Times Book Review. Ganhou ainda os prémios National Book Award, PEN/Faulkner Award e Jerusalem Prize.

Os seus romances abordam temas tão diversos como a televisão, a guerra nuclear, o desporto, as complexidades da linguagem, arte performativa, a Guerra Fria, a matemática, ou o advento da era digital e do terrorismo global. Lamenta ter-se iniciado como escritor muito tarde, mas reconhece que não tinha atingido antes a maturidade necessária para passar ao papel as histórias que tinha na cabeça. Destacamos hoje este autor norte-americano, quando cumpre 75 anos.

Bibliogafia de Don DeLillo

Anúncios

0 Responses to “Don DeLillo”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Insira aqui o seu endereço de email para seguir o Blogue e receber notificações dos novos artigos por email.

O SitiodoLivro.pt

Seja nosso fã no

Quer publicar um livro? Saiba como aqui

Conheça todas as novidades editoriais na nossa livraria

Os nossos e-books

Procura um livro que não encontra? Peça-nos

Encomende os livros escolares connosco

Esclareça-se aqui como comprar-nos livros

Para qualquer questão, contacte-nos desde já

Conheça as modalidades de pagamento que aceitamos

Arquivo por meses

Categorias


%d bloggers like this: