“Em termos de educação, é esperado que as escolas preparem os jovens para vidas produtivas; mas enquanto os negócios mudam muito rapidamente as escolas mudam muito muito devagar. Na verdade, os sistemas educacionais resistem à mudança e por isso o que vemos é que o sistema de educação das escolas, que foi desenhado para servir a sociedade da geração industrial, está entre o sistema das instituições que menos está a mudar.”
É especialista em apontar tendências para o futuro. É, aliás, o tema dos seus onze livros. Dois deles são best-sellers, com enorme influência, ”O Choque do Futuro”, de 1970, e ”A Terceira Vaga”. O título do primeiro refere-se à previsão de mudanças sociais e tecnológicas. No segundo, mergulhou na análise dessas mudanças. Com duas décadas de antecedência, conseguiu prever, por exemplo, que as pessoas teriam computadores em casa e o aparecimento da televisão por cabo.
Foi editor da revista Fortune e hoje trabalha como consultor de empresas e de órgãos do governo americano, entre eles a Nasa.
Falamos de Alvin Toffler, no dia em que festeja o seu 83.º aniversário.
0 Responses to “Alvin Toffler”