Escritor e crítico social norte-americano, conhecido pelos trabalhos satíricos e documentários, foi o primeiro do seu país a receber o Prémio Nobel de Literatura, em 1930.
Trabalhou como repórter e editor de diversas publicações. Em 1914 estreia-se com o romance ”Our Mr. Wrenn”, que faz sucesso na crítica, mas não no público.
Escreve, em 1920, Main Street considerada uma das suas mais importantes obras de crítica social, que mostra o isolamento de uma rapariga do Leste que se casa com um médico e vai morar numa retrógrada cidade do interior.
Dois anos depois escreve ”Babbitt”, história de um empresário de meia-idade submetido ao espírito conformista de seu meio. O nome do personagem principal virou sinónimo de provincianismo e conservadorismo.
Com ficha no FBI, acusado de “radicalismo” e de “viver na companhia de uma mulher com quem não estava casado”, acaba por ser envolvido na “caça às bruxas” desencadeada em 1950 pelo senador McCarthy e sai dos Estados Unidos, indo viver para Roma, onde morre no ano seguinte, a 10 de Janeiro.
Quando passam 126 anos do seu nascimento, destacamos Sinclair Lewis.
0 Respostas to “Sinclair Lewis”