«Vocês estão num processo de endoutrinação. Nós ainda não conseguimos desenvolver um sistema de educação que não seja um sistema de endoutrinação. Pedimos desculpa, mas é o melhor que podemos fazer.
Aqui, o que vos estão a ensinar é uma amálgama dos preconceitos da época e de escolhas da nossa cultura actual. A mais peq…uena olhadelha à história mostra como são impermanentes. Vocês estão a ser ensinados por pessoas que se acomodaram a um regime de pensamentos estabelecido pelos seus predecessores. É um sistema auto-perpetuante.
Os mais fortes e individualistas entre vós são incentivados a sair daqui e a encontrar maneiras de se educarem a si próprios – de educarem o vosso próprio julgamento. Aqueles que aqui ficarem devem lembrar-se constantemente de que estão a ser moldados e padronizados para satisfazerem as necessidades específicas e asfixiantes desta sociedade.»
Já publicou mais de 50 livros, entre romances, contos, poesia, teatro e não ficção, tendo-se tornado uma das escritoras contemporâneas mais aclamadas. Ao longo da sua carreira, foi distinguida com diversos prémios, incluindo o prémio Príncipe das Astúrias e o David Cohen British Literature Prize em 2001.
Em 2007, tornou-se na 11.ª mulher a receber o Nobel de Literatura e a personalidade mais idosa a ser galardoada. Descrita pelo júri como “a narradora épica da experiência feminina e de força visionária”, inspirou uma geração de escritoras feministas.
No dia em que celebra o seu 91.º aniversário, destacamos Doris Lessing.
Que docinho! de rosto di Doris. Tem imagem que fala por palavras narrativas descritivas.Uma figura inspiradora, aqui entre nós as brasileirinhas temos alguns ícones feminá, tal como Lygia Fagundes Telles, agora nesta analogia humana em que a senhora Lessing faz-me referendar.
GostarGostar