Jacques Derrida

É um dos filósofos mais importantes do século XX, “pai” do desconstrucionismo, pensamento que influenciou a literatura, a filosofia e a ética contemporâneas. Durante mais de 20 anos, não se lhe conheceu o rosto. “Tive sempre objecções ideológicas em relação à fotografia convencional do autor”. “A Voz e o Fenómeno” e “O Monolinguismo do Outro”, entre muitas outras, encontram-se traduzidas para português. Recordamos Jacques Derrida, 6 anos após a sua morte.

Jacques Derrida

Anúncios

2 Responses to “Jacques Derrida”


  1. 1 Fátima Maciel 08/10/2010 às 15:50

    Derrida é um personagem iluminado que nos orienta sempre, quando o momento requer sutilezas e sabedorias no pisar frágil de nossas vidas aqui por este mundinho de muitas frivolidades. O pensador alimenta dos néctares do Deus supremo, abstrato, porém fortemente encrustado na ALMA – esta sim é uma nuvem tal como esses lindos cabelos de brilho intenso…nem a coméstica atual desenvolveria algo similar de intensiva proteção espiritual e de alimentos banhados pelo azul do Mediterrâneo. Muito bom ver essa imagem fotográfica de JACQUES através dessa ‘posse’ tão natural.

    Gostar

  2. 2 Anderson de Araujo 15/10/2010 às 23:59

    O filósofo Jacques Derrida, conhecido como um co-autor da desconstrução em sua modesta e cautelosa fala se propõe como aquele que testemunha a possibilidade da diferença enquanto tal. Seu trabalho e suas reflexões apontam para uma necessidade de um desvelo, seja lá do que quer que seja. Sua proposta de desconstrução passa longe de uma atitude condizente a uma participação ou ainda como porta voz de uma retórica pela simples retórica. Ao perceber-me em meio aos primeiros textos que li desse autor, surpreendi-me com tamanha profundidade que lenta e gradualmente sua leitura nos convida. Profundidade, alturas abismais que nos proporciona a indecidibilidade diante de fendas que se mostram por entre uma estrutura e outra. O rastro inapreesível é suficiente para se compreender as identidades vazias que “sustentam” conceitos que se pretendem como tais. Enfim , sou um estudante de Filosofia e leitor das obras deste filósofo e estou a disposição para troca de informações e impressões de leituras compartilhadas.

    Gostar


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Insira aqui o seu endereço de email para seguir o Blogue e receber notificações dos novos artigos por email.

O SitiodoLivro.pt

Seja nosso fã no

Quer publicar um livro? Saiba como aqui

Conheça todas as novidades editoriais na nossa livraria

Os nossos e-books

Procura um livro que não encontra? Peça-nos

Encomende os livros escolares connosco

Esclareça-se aqui como comprar-nos livros

Para qualquer questão, contacte-nos desde já

Conheça as modalidades de pagamento que aceitamos

Arquivo por meses

Categorias


%d bloggers like this: