“Cozinha d’Amigos”, de Miguel Sousa Tavares

Como o Autor escreve na introdução, “Cozinha d’Amigos” «não é bem um livro de cozinha, mas um livro». Prefaciado por José Manuel Barata-Feyo e com fotografias de José Pedro Monteiro, é um livro bem ao estilo de Miguel Sousa Tavares, revelador, emocionante, provocador. A cada uma das 33 receitas corresponde uma boa história, uma viagem ou uma memória, mas tem mais (ou menos) do que apenas receitas: tem também o registo dos tiques e hábitos do autor na cozinha, das manias, das teorias e até dos estados de alma, «os quais, todavia, sempre variam mais depressa do que o tempo que demora a deixar estragar um refogado». Um livro que existe porque o seu autor acredita que a cozinha é uma arte, que aproxima os amigos, que reúne a família, que dá um sentido à casa e às coisas do mundo. Uma recente edição da Oficina do Livro, já disponível na nossa livraria online:

Cozinha d’Amigos
http://www.sitiodolivro.pt/pt/livro/cozinha-damigos/9789895558292/

9789895558292

Sinopse
Cozinha d’Amigos não é mais um livro de cozinha. É, sobretudo, um livro sobre o gosto e prazer de cozinhar, o pretexto para partilhar com os amigos, com tempo e deleite, uma refeição elaborada com tempo e com muito carinho. Traduz, neste sentido, amar e respeitar o espaço-cozinha mais do que a cozinha-culinária, propriamente dita. Reflecte também o gosto e a filosofia de alguém que se habituou a “trabalhar” (como dizem os cozinheiros) com aquilo que Portugal tem de melhor e, às vezes, único: o peixe e o marisco, a caça e o porco, as ervas, o azeite, as batatas – e a não complicar. Neste sentido, é também um livro sobre a superioridade da cozinha natural, simples e de amigos, em relação à cozinha de autor, à ”Nouvelle Cuisine” e ao “show-off” a ela associado. Este livro é sobre tudo isto. Tem receitas, claro: do autor, dos amigos do autor, do domínio público. Mas tem, também, mais do que apenas receitas: tem o registo dos hábitos na cozinha, das teorias (porventura erradas, quem sabe?), sobre a melhor forma de grelhar um peixe, das manias e até dos estados de alma. Por estas razões, Cozinha d’Amigos, mais do que um novo livro de Miguel Sousa Tavares, é um livro que, além de grande originalidade, vai certamente proporcionar ao leitor grandes momentos de saboroso prazer.

5 Respostas to ““Cozinha d’Amigos”, de Miguel Sousa Tavares”


  1. 1 helena rial mota 26/09/2012 às 11:56

    Comprei, li, amei e levei até ao meu blog. Parabéns.

    Gostar

  2. 2 Antonia de Tavora 10/10/2013 às 17:23

    Viva Miguel!
    tou a espera que leia o meu romance “Esquisse de Nu” e me de o seu parecer
    bj
    Antonia em Zurich

    Gostar

  3. 3 Antonia Detavora 16/11/2015 às 05:58

    Also Miguel
    Tou em Cascais vila gale ate sexta gostaria de falar consigo e que me ajudasse a encontrar um bon editor
    Bj

    Gostar

  4. 4 Antonia de Tavora 23/04/2016 às 17:32

    Sabe porque o considero o homem portugues mais sexy..?

    Porque e o mais alto, belas maos, sensivel e culto, bom parlant e ouve as minhas ideias para escrever como “equador ” acho eu…mas esta sempre ogupado.!!!!

    Gostar

  5. 5 Antonio Tavora 27/10/2017 às 11:56

    Carpediem

    Gostar


Deixe um comentário




O SitiodoLivro.pt

Insira aqui o seu endereço de email para seguir o Blogue e receber notificações dos novos artigos por email.

Siga-nos no Twitter

Quer publicar um livro? Saiba como aqui

Esclareça-se aqui como comprar-nos livros

Conheça as modalidades de pagamento que aceitamos

Para qualquer questão, contacte-nos desde já

Categorias

Arquivo por meses