De origem francesa, mas radicado nos EUA devido à carreira diplomática de seu pai, sobreviveu, na sua juventude, de múltiplos expedientes ocasionais, para levar uma vida itinerante e aventureira, primeiro pela América e depois, já casado, pela Ásia. Foram os relatos destas suas viagens que publicou nos seus primeiros livros, “A Dollar for a Thousand Kilometers” e “Honeymoon around the Earth”, grandes êxitos de vendas.
Durante a sua mobilização militar, em França, veio a conhecer fortuitamente Larry Collins, com quem estabeleceu uma intensa e duradoura amizade e desenvolveu uma carreira literária conjunta, gerando livros tão famosos como “Paris, já está a arder?” ou “Oh Jerusalém”. A sua obra-prima, que escreveu só, será porventura “A Cidade da Alegria”, que, tal como “Paris, já está a arder?”, foi convertida ao cinema.
Desde 1982, tornou-se um importante filantropo, partilhando os seus direitos de autor com a Fundação City of Joy, com o objectivo de ajudar as crianças carentes de Calcutá e Bengala. Destacamos hoje este escritor e jornalista francês, quando perfaz 80 anos.
0 Respostas to “Dominique Lapierre”