“Determinação, coragem e autoconfiança são factores decisivos para o sucesso. Não importa quais sejam os obstáculos e as dificuldades. Se estamos possuídos de uma inabalável determinação, conseguiremos superá-los. Independentemente das circunstâncias, devemos ser sempre humildes, recatados e despidos de orgulho.”
(Tenzin Gyatso, “O Livro de Dias”)
É o 14.º Dalai Lama e, ao mesmo tempo, líder temporal e espiritual do povo tibetano.
Com apenas 15 anos de idade, foi solicitado a assumir a completa responsabilidade política como chefe de estado e de governo, após a invasão chinesa do Tibete. Em 1954, foi a Beijing para conversações de paz com Mao Tsetung e outros lideres chineses, como Chou En-Lai e Deng Xiaoping. Mas, em 1959, sob a repressão das tropas chinesas, foi obrigado a abandonar o país e, desde então, vive exilado em Dharamsala, no norte da Índia.
Defensor incansável da não-violência, da tolerância, do diálogo e da preservação dos recursos naturais do planeta, visitou muitos países, defendendo a convivência harmoniosa entre os povos, as culturas, as religiões e a própria natureza. Os seus muitos livros representam uma contribuição significativa, não somente para o vasto corpo da literatura budista, mas também para o diálogo ecuménico entre as grandes religiões mundiais. E, em 1989, foi laureado com o Prémio Nobel da Paz.
Damos os parabéns a Tenzin Gyatso (Dalai Lama), no dia do seu 76.º aniversário.
0 Respostas to “Tenzin Gyatso (Dalai Lama)”