Giovanni Papini

«O homem deseja e odeia a verdade. Quer mentir aos outros – quer que o enganem (prefere a ficção à realidade), mas por outro lado receia o engano, quer o fundo das coisas, o verdadeiro verdadeiro, etc. Somente a razão conduz à verdade. Mas só os fanáticos, os visionários e os iluminados fazem as coisas grandiosas, mudanças, descobertas. A verdade, de tanto se tornar necessária, conduz à secura, à dúvida, à inércia – à morte.
É muito natural que os homens odeiem aqueles que dizem ou tentam dizer a verdade. A verdade é triste (dizia Renan) – mas, com maior frequência, é horrível, temível, anti-social. Destrói as ilusões, os afectos. Os homens defendem-se como podem. Isto é, defendem a sua pequena vida, apenas suportável à força de compromissos, de embustes, de ficções, etc. Não querem sofrer, não querem ser heróis. Rejeição do heroísmo-mentira.»
in ‘Relatório Sobre os Homens’

Giovanni Papini

Escreveu mais de 60 livros, sendo que alguns, como “Gog”, “Palavras e Sangue”, “Trágico Cotidiano”, “Juízo Final” (contos) e “Um Homem Acabado” (autobiografia), são considerados entre as melhores obras em italiano no século XX. Admirado por Jorge Luís Borges – que fez questão de colocá-lo como segundo autor editado na sua famosa colecção Biblioteca de Babel – recordemos Giovanni Papini, 54 anos após a sua morte.
Anúncios

3 Responses to “Giovanni Papini”


  1. 1 Kalibre 15.53 13/07/2010 às 12:23

    Yeah! Giovanni Papini, ouvi falar desse inocultável homem italini através da voz de Mário de Napolis UM APAIXONADO pela obra literária desse escritor que entusiasmado est pela sua verbi intelectual fêz-me ouvir um breve relato e apresentou-me o livro autobiografo “Um homem acabado”,lá por volta da década de 80. É esse espaço literário Sítio do Livro, está com muita Sede literária para o Povo, heim!

    Gostar

  2. 2 Kalibre 15.53 13/07/2010 às 12:29

    Ouvir pessoas que contribuiram e contribuem para a minha formação humana leitora, assim aprendí e aprendo cotidianamente, até mesmo nos dissabores que a vida nos ‘prega’, pois viver é vida e esta para mim é um constante aprender. E digo que de todos os males que porventura tenha assemelhado, são as leituras que me fazem quem Sou.

    Gostar

  3. 3 Kalibre 15.53 13/07/2010 às 12:39

    Jamais vivo sem leituras e fico assim querendo e desejando que o Brasil se torne um País 99% leitores. Reflito sobre
    os empreendedores que fazem o País acontecer invistam em editoras, livrarias, bibliotecas, museus, ludotecas, teatros, clubes futebolísticos, web’s educacionais tudo que possa fazer o homem um engolidor das letras para uma sociedade humanamente pensante, analítica e harmoniosa. É uma ‘excellence ter o espaço virtual Sítio de Livro.

    Gostar


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Insira aqui o seu endereço de email para seguir o Blogue e receber notificações dos novos artigos por email.

O SitiodoLivro.pt

Seja nosso fã no

Quer publicar um livro? Saiba como aqui

Conheça todas as novidades editoriais na nossa livraria

Os nossos e-books

Procura um livro que não encontra? Peça-nos

Encomende os livros escolares connosco

Esclareça-se aqui como comprar-nos livros

Para qualquer questão, contacte-nos desde já

Conheça as modalidades de pagamento que aceitamos

Arquivo por meses

Categorias


%d bloggers like this: