“Os Reis da Reconquista Portuguesa”, de Stephen Lay

Entre o século X e meados do século XIII, Portugal emergiu como um reino independente, com fronteiras que se têm mantido, na sua grande maioria, inalteradas até hoje. Stephen Lay, professor de Oxford, explica como Portugal conquistou a independência, retratando os nossos primeiros cinco governantes, entre os séculos XI e XIII. Já em pré-venda na nossa livraria online.

Os Reis da Reconquista Portuguesa
http://www.sitiodolivro.pt/pt/livro/os-reis-da-reconquista-portuguesa/9789724743363/

9789724743363

Sinopse
Entre o século X e metade do século XIII, Portugal emergiu como um reino independente com fronteiras que se têm mantido, na sua grande maioria, inalteradas até hoje. Este desenvolvimento político ocorreu tendo como pano de fundo a luta entre a cristandade e o mundo islâmico, pelo controlo sobre a Península Ibérica. Também decisivo na formação de Portugal foi o impacto de uma crescente influência europeia por toda a península neste período. Esta influência cultural teve lugar através da imigração, do crescimento de redes comerciais e sociais e da transferência de ideias e de costumes sociais. Os governantes portugueses procuraram mediar esta influência europeia e transformá-la em benefício próprio. No século XII, Afonso Henriques (1128-1185) conseguiu estabelecer a monarquia portuguesa, mas os seus herdeiros Sancho I (1185-1211), Afonso II (1211-1223), Sancho II (1223-1245), e Afonso III (1248-1279) descobriram que o equilíbrio entre a realidade ibérica e as expectativas europeias era cada vez mais difícil de manter.

2 Respostas to ““Os Reis da Reconquista Portuguesa”, de Stephen Lay”


  1. 1 baudolino 01/10/2011 às 15:52

    A política editorial portuguesa é incompreensível. Este livro é muito mau e sobre esse assunto há muitos investigadores portugueses com obra feita, que muitas vezes as editoras não querem publicar. Pergunto-me se alguém leu o livro antes de o publicar. Eu li o original, quando foi publicado em Inglaterra e fiquei esclarecido. unca imaginei que se fosse gastar dinheiro na sua tradução. Para quem estiver interessado aqui fica uma boa recensão crítica ao livro: http://mcv.revues.org/3478

    Gostar

  2. 2 mitcham 11/09/2014 às 21:27

    Veja os melhores livros de ficção aqui! É hora de uma visita!

    Gostar


Deixe um comentário




O SitiodoLivro.pt

Insira aqui o seu endereço de email para seguir o Blogue e receber notificações dos novos artigos por email.

Siga-nos no Twitter

Quer publicar um livro? Saiba como aqui

Esclareça-se aqui como comprar-nos livros

Conheça as modalidades de pagamento que aceitamos

Para qualquer questão, contacte-nos desde já

Categorias

Arquivo por meses