‘A decisão – D. João I em Alhos Vedros – Julho 1415’, de Francisco José Noronha Santos

‘Sabias que cada um de nós tem a sua história pessoal? É verdade, sim senhor. Com as localidades acontece o mesmo. Cada povoação tem a sua própria história. Alhos Vedros também tem a sua história. E que história!
Vais ficar a conhecer alguns dos factos dessa história muito rica e muito antiga, que enche de orgulho a todos os Alhosvedrenses.
Os acontecimentos que te vou relatar ocorreram em Julho do ano de 1415, entre o dia três e o dia vinte e sete, em Alhos Vedros que, à data, era uma das sedes do Concelho de Riba Tejo.
Eu chamo-me António Caio e tenho quinze anos. Mas toda a gente, cá, na terra, me conhece e me trata por Toino do Estaleiro, porque é aí que vivo com os meus pais.
O estaleiro fica junto ao cais da povoação. O meu pai é o dono do estaleiro e um respeitado mestre dos cavernames. Ele tem duas barcas de carregação, para navegar no Tejo. Conforme as marés o permitem, o meu pai sai com frequência, daqui, de Alhos Vedros, e ruma a outras terras, umas mais próximas, outras mais afastadas. Ele vai amiúde a Lisboa e, às vezes, até Santarém.
Sempre que sai em viagem, carrega produtos e, quase sempre, transporta passageiros, ou à ida, ou no regresso. Esses viandantes passam por Alhos Vedros, em demanda de Lisboa ou, vindos da capital, querem viajar para o Sul do país.
Alhos Vedros é uma povoação muito antiga e graciosa, alegre e animada. Toda a gente se conhece e se entreajuda.
Os meus grandes amigos são dois rapazes da minha idade: o Chico do Forno e o Zé da Estalagem. É com eles que me divirto, depois de cumprir os meus mesteres no estaleiro, visto ser aprendiz de meu pai.
O Zé e o Chico também têm de trabalhar, como eu, a ajudar os pais. Cada um de nós, depois de cumpridas as suas obrigações, fica livre para prosear e folgar. Não penses que não folgamos! Ah! Isso é que folgamos! E bem! Há sempre gente a chegar e a partir do cais, com novas de outras terras!
E os barcos que se vêem no porto? São sempre em grande número, de diferentes tamanhos e feitios. E no dia do mercado semanal e pela feira anual? Nem imaginas a quantidade de pessoas que se pode encontrar pelas ruas do povoado, na Praça e no Largo do Cais!
Mas, no dia-a-dia, também foliamos bastante: assisti-mos à chegada e à abalada dos barcos, pescamos no rio, passeamos pelas marinhas e sapais, armamos aos pássaros nas charnecas e nos baldios, vamos à cata de lenha, pinhas, figos bravios…
E quando chega o tempo quente, tomamos banho na maré, como dizemos aqui. É maravilhoso!’

(Prólogo de Francisco José Noronha Santos,
autor do livro ‘A decisão – D. João I em Alhos Vedros – Julho 1415’)

 

Recorrendo aos serviços do SitiodoLivro.pt, Francisco José Noronha dos Santos auto-publica a obra ‘A decisão – D. João I em Alhos Vedros – Julho 1415’. Uma história que irá contar a todos os leitores, um acontecimento que ocorreu em Julho de 1415, entre o dia 3 e o dia 27, em Alhos Vedros e que marcou todos os seus habitantes: a chegada d’El-Rei Dom João I. Os acontecimentos narrados são ficcionados mas assentes em factos reais… uma história a não perder.

http://www.sitiodolivro.pt/pt/livro/a-decisao/9789892022932/

Anúncios

0 Responses to “‘A decisão – D. João I em Alhos Vedros – Julho 1415’, de Francisco José Noronha Santos”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Insira aqui o seu endereço de email para seguir o Blogue e receber notificações dos novos artigos por email.

O SitiodoLivro.pt

Seja nosso fã no

Quer publicar um livro? Saiba como aqui

Conheça todas as novidades editoriais na nossa livraria

Os nossos e-books

Procura um livro que não encontra? Peça-nos

Encomende os livros escolares connosco

Esclareça-se aqui como comprar-nos livros

Para qualquer questão, contacte-nos desde já

Conheça as modalidades de pagamento que aceitamos

Arquivo por meses

Categorias

Siga-nos no twitter


%d bloggers like this: