Damos os parabéns a Luísa Costa Gomes, por ter sido a grande vencedora do Prémio Literário Fernando Namora/Estoril Sol.
Luísa Costa Gomes, como escreveu Jorge Listopad, «insere-se no grupo de jovens escritores que escreve boas histórias em bom português.
Iniciou-se como escritora ao publicar ”13 Contos de Sobressalto” (1982) e, daí em diante, assinou contos, romances e teatro. Autora de crónicas, colaborou com os jornais ”O Independente”, ”Público” e ”Diário de Notícias”. Faz tradução literária, nomeadamente para teatro e foi responsável pela edição da revista Ficções, dedicada à divulgação do conto, quer de autores estrangeiros, quer de autores portugueses.
Destacam-se também a realização de trabalhos em parceria, como é o caso do romance ”O Defunto Elegante”, com Abel Barros Baptista, a escrita do libreto para o ”Corvo Branco”, ópera de Philip Glass com encenação de Bob Wilson, estreada durante a Expo 98, em Lisboa, ou a cantata ”Sobre o Vulcão” com música de Luís Brangança Gil.
Distinguida em 1988 com o Prémio D. Dinis da Fundação da Casa de Mateus, pelo romance ”O Pequeno Mundo”, recebeu em 1994 o Prémio Máxima de Literatura pela escrita de ”Olhos Verdes”. Encenadora, estreou-se em 2010 com a encenação da peça de Heinrich von Kleist ”O Príncipe de Homburgo”.
0 Responses to “Luísa Costa Gomes”